Adobe Illustrator - enviando em formato AI

Neste tutorial vamos aprender a como preparar um arquivo para impressão em formato .ai.

1 - Ajuste o tamanho da artboard para o tamanho do seu arquivo, ambos devem estar no tamanho real de impressão. No caso de múltiplos arquivos, separe-os em artboards diferentes.

2 - Todos os textos devem ser convertidos em curvas, caso contrário, as fontes utilizadas podem ser substituídas no momento da impressão. Para converter todos os textos do arquivo vá até o menu Select > Object > Text Objects e em seguida aplique o comando Ctrl+Shift+O (create outlines).

3 - Certifique-se que o seu arquivo está no modo de cor CMYK, para isso, vá em File > Document Color Mode > CMYK.

4 - Caso o seu arquivo contenha partes em preto chapado, certifique-se que estão calçados com as outras cores, recomendamos utilizar o preto C:100 M:100 Y:100 K:100.

5 - Por padrão, as imagens no Adobe Illustrator não estão contidas dentro ao arquivo, é muito importante que sejas incluidas para serem impressas. Para inclui-las em seu arquivo, selecione as imagens e vá em Object > Rasterize...

6 - Uma aba irá aparecer, configure conforme a imagem abaixo:

7 - Agora vamos salvar o arquivo, vá em File > Save As.

8 - Selecione em Tipo Adobe Illustrator (*.AI) e clique em Salvar, e em seguida, clique em OK.


Importante: Caso precise enviar o arquivo "aberto" para manipulação, lembre-se de incluir juntamente com o seu arquivo, todos os arquivos de fontes e imagens utilizadas.