Corel Draw - enviando em formato PDF

Neste tutorial vamos aprender a como preparar um arquivo para impressão em formato .pdf.

1 - Ajuste o tamanho da página para o tamanho do seu arquivo, ambos devem estar no tamanho real de impressão. No caso arquivos com frente e verso, separe-os em páginas diferentes.

Exemplo incorreto: diversos arquivos em mesma página.
Exemplo correto: arquivos separados e páginas no tamanho do arquivo.
2 - Todos os textos devem ser convertidos em curvas, caso contrário, as fontes utilizadas podem ser substituídas no momento da impressão. Para converter todos os textos do arquivo vá até o menu Editar > Selecionar Tudo > Texto e em seguida utilize o comando Ctrl+Q (converter em curvas).

3 - Caso o seu arquivo contenha partes em preto chapado, certifique-se que estão calçados com as outras cores, recomendamos utilizar o preto C:100 M:100 Y:100 K:100.

4 - Todos os efeitos especiais (sombras, transparência, envelope, entre outros), assim como imagens contidas no arquivo devem ser convertidos para bitmap a fim de garantir fidelidade no que será impresso. Selecione os objetos com efeitos e imagens do seu arquivo e utilize o comando Ctrl+K (separar), em seguida selecione os efeitos e imagens individualmente e vá até Bitmap > Converter em Bitmap e configure conforme a imagem abaixo:

5 - Agora vamos salvar o arquivo: vá em Arquivo > Publicar em PDF

6 -Em Predefinição de PDF, selecione PDF/X-1a e clique em Configurar.

7 - Configure as opções conforme a imagem abaixo para cada uma das abas:

Aba geral
Aba cor
Aba objetos
8 - Volte a aba Geral para salvar suas configurações. Em Predefinição de PDF, clique no botão + e salve sua predefinição com o nome que desejar, depois clique em OK.

9 - Clique em salvar para exportar o seu arquivo e pronto.